Câmara de Natal homenageia comerciantes da Ribeira e reforça importância da requalificação do bairro

A Câmara Municipal de Natal realizou sessão solene nesta quinta-feira (11) em homenagem aos comerciantes da Ribeira, por proposição do vereador Fúlvio Saulo. Foram entregues 19 homenagens a empresas, espaços culturais, empresários, empreendedores e personalidades que mantêm viva a vida comercial, social e cultural de um dos bairros mais antigos da cidade.

O vereador propositor ressaltou o simbolismo do momento e a responsabilidade de pensar o futuro da Ribeira. “Os centros históricos no mundo todo foram ficando esquecidos, mas há uma retomada para dar a eles o valor que merecem. Natal não é diferente. A missão do nosso mandato é criar condições para que empresários e empreendedores voltem e as pessoas residam novamente nos bairros históricos. Homenagear esses heróis da resistência é até uma obrigação moral do povo natalense. Eles acreditam no empreender, fazem diferente e fazem a diferença, mantendo seus negócios atrativos para o público consumidor”, destacou.

O empresário Carlos Roberto Melo de Andrade, filho de Júlio César de Andrade, fundador da César Comércio e Representações em 1932, destacou a importância da iniciativa. “A Ribeira está praticamente destruída, acho que 70% dos prédios estão fechados. Resistimos porque papai nunca quis que saíssemos de lá. É difícil reerguer a Ribeira, mas para nós é fundamental”, disse.

O diretor executivo da Fecomércio RN, Laumir Barreto, reforçou a necessidade de pensar o bairro a partir de novos usos. “Podemos chamar os comerciantes da Ribeira de heróis da resistência. O bairro não voltará a ser o comércio pujante do passado, mas pode assumir novas vocações, culturais e de serviços. Para isso é fundamental estimular o repovoamento. A Fecomércio já apresentou proposta à Prefeitura para trazer moradores de volta, porque só assim haverá negócios, produtos e serviços para serem consumidos. Não adianta cobrar impostos de imóveis vazios, é preciso criar condições para ocupá-los”, defendeu.

O superintendente do Sistema Tribuna do Norte, Fernando Fernandes, lembrou que o jornal foi fundado na Ribeira em 1950 e mantém orgulho de fazer parte dessa história. Ele destacou que a atração de investimentos e o repovoamento são caminhos essenciais para uma nova fase do bairro, e revelou que a Tribuna também planeja implantar projetos em seu espaço histórico para atrair mais pessoas à região.

Já a diretora-presidente da Casa da Ribeira, Alessandra Augusta, comemorou o reconhecimento. “Empreender já é difícil, e empreender no bairro da Ribeira é ainda mais delicado. A Casa completa 24 anos de atividades contínuas nas artes integradas e no audiovisual, e recentemente inauguramos uma sala de exibição, que futuramente será um cinema. Isso exige coragem e resiliência para enfrentar problemas de segurança e serviços básicos ainda insuficientes. Essa homenagem é uma comemoração e uma celebração justa. Que venham mais incentivos e políticas voltadas para a cultura”, declarou.

Também participaram da sessão solene os vereadores Brisa Bracchi (PT), Kleber Fernandes (Republicanos) e Herberth Sena (PV), e o vice-presidente da Fiern, Edilson Batista Trindade.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados