Primeira Turma do STF forma maioria para condenar Bolsonaro e aliados por crimes da Trama Golpista

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) alcançou maioria nesta quinta-feira (11) para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete acusados por todos os crimes apontados pela Procuradoria-Geral da República no caso que ficou conhecido como Trama Golpista.

O placar chegou a 3 votos a 1 após a ministra Cármen Lúcia acompanhar o relator, Alexandre de Moraes, e o ministro Flávio Dino. Os três votaram pela condenação de Bolsonaro, ex-ministros e militares, enquanto apenas Luiz Fux divergiu.

Segundo a maioria formada, os crimes comprovados foram: golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa, dano qualificado contra patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado. Apenas o réu Alexandre Ramagem foi excluído de duas dessas acusações, relacionadas a danos ao patrimônio público.

Em seu voto de quase duas horas, Cármen Lúcia destacou que os ataques de 8 de janeiro de 2023 não foram um “passeio banal”, mas resultado de organização e método ao longo dos anos. Para a ministra, Bolsonaro liderou uma estrutura criminosa que buscou desacreditar o sistema eleitoral, cooptar militares e planejar atos de ruptura democrática.

“Tenho por comprovado que Jair Messias Bolsonaro praticou os crimes que são imputados a ele na condição de líder da organização criminosa”, afirmou a ministra. O julgamento segue para definição da dosimetria das penas e análise de pontos ainda divergentes entre os ministros.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados