Governo cria grupo de trabalho para reagir à tarifa de 50% imposta por Trump ao Brasil

O governo brasileiro anunciou nesta quarta-feira (10) a criação de um grupo de trabalho para avaliar possíveis retaliações à tarifa de 50% sobre exportações brasileiras para os Estados Unidos, anunciada por Donald Trump. A medida, considerada ofensiva pelo Itamaraty, atinge todos os produtos enviados ao mercado americano, incluindo aço e alumínio.

Segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, além de discutir contramedidas, o grupo também terá a missão de buscar novos mercados para reduzir os impactos econômicos da decisão unilateral americana. O governo brasileiro continuará tentando negociar com os EUA até 1º de agosto, prazo estabelecido na carta enviada por Trump.

Na correspondência, o ex-presidente dos EUA alegou “injustiça comercial” e criticou o julgamento de Jair Bolsonaro no STF, classificando-o como “caça às bruxas”. O presidente Lula rebateu: disse que o Brasil “não será tutelado” e prometeu aplicar medidas com base na Lei da Reciprocidade Econômica.

Além de possíveis sobretaxas e suspensão de acordos, o Brasil poderá rever o reconhecimento de patentes ou royalties de empresas americanas. Em um gesto simbólico, o Itamaraty devolveu a carta de Trump à embaixada dos EUA, enquanto Lula reiterou que os julgamentos sobre os atos golpistas de 8 de janeiro são prerrogativa exclusiva da Justiça brasileira.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados