Em Goiânia, cirurgia de seis horas separa bebês siameses

Após uma jornada de mais de 670 quilômetros pela floresta amazônica, Elizandra Henrique da Costa chegou a Goiânia com suas filhas siamesas, Eliza Vitória e Yasmin Vitória, para uma delicada cirurgia de separação no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (HECAD).

O procedimento, inicialmente previsto para acontecer seis meses após o nascimento, foi antecipado devido a uma piora no quadro de Eliza, que apresentou problemas urinários e respiratórios graves. “Tivemos que agir com urgência para não perder as duas”, explicou o cirurgião pediátrico Zacharias Calil.

Realizada em 13 de maio, a operação durou seis horas e contou com uma equipe de 20 profissionais. As irmãs compartilhavam fígado, pericárdio e parte da cavidade cardíaca. A separação dos órgãos e dos ossos do tórax foi bem-sucedida, segundo a equipe médica.

Enquanto Eliza se recuperou rapidamente, Yasmin teve complicações, incluindo uma cardiopatia. Apesar dos desafios, a mãe manteve a esperança: “Nunca perdi a fé de que elas sairiam vivas e bem do centro cirúrgico”, afirmou, emocionada.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados