O Flamengo confirmou nesta sexta-feira (4) a saída do volante Gerson, de 28 anos, que acertou sua transferência para o Zenit, da Rússia. O clube europeu pagou à vista a multa rescisória de 25 milhões de euros — o equivalente a cerca de R$ 160 milhões — e a rescisão do jogador já foi publicada no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.
Segundo comunicado oficial, a decisão partiu do próprio atleta, que apresentou pedido de demissão com rescisão unilateral do contrato. Apesar de já ter um acordo com o Zenit há um mês, Gerson permaneceu no elenco para disputar a Copa do Mundo de Clubes, onde se despediu com gol na derrota por 4 a 2 para o Bayern de Munique, nas oitavas de final.
Na atual temporada, o volante marcou dois gols em 28 partidas. Em sua segunda passagem pelo clube, ele conquistou o Carioca (2024 e 2025), a Copa do Brasil (2024) e a Supercopa do Brasil (2025). No total, Gerson somou 253 jogos pelo Flamengo, com 19 gols e 35 assistências.
O Zenit acelerou o desfecho da negociação após o Al-Nassr, da Arábia Saudita, entrar na disputa pelo jogador, com proposta salarial maior e apoio do técnico Jorge Jesus. Ainda em fevereiro, os russos já haviam sinalizado interesse, chegando a oferecer 29 milhões de euros, mas sem sucesso naquela ocasião.