STF entra no jogo: Moraes vai relatar embate entre Congresso e Planalto sobre IOF

Mais um capítulo da disputa entre o Congresso e o Palácio do Planalto vai parar nas mãos do Supremo Tribunal Federal. O ministro Alexandre de Moraes foi escolhido nesta segunda-feira (30) como relator da ação proposta pelo PSOL contra a derrubada, pelo Legislativo, de decretos do presidente Lula que aumentavam o IOF. A definição foi feita pelo presidente do STF, Luís Roberto Barroso.

A ação sustenta que o Congresso teria invadido a competência do Executivo ao editar um decreto legislativo sem fundamento claro, ferindo a separação entre os Poderes. A legenda de esquerda quer que o STF suspenda a decisão dos parlamentares, o que reacende a tensão entre Legislativo e Judiciário.

A relatoria havia inicialmente caído com Gilmar Mendes, que viu semelhanças com uma ação anterior do PL, de oposição, que também questiona o aumento do IOF, mas por motivos opostos: o PL alega desvio de finalidade e aumento inconstitucional da carga tributária. Gilmar, então, devolveu o caso, e Moraes foi sorteado para assumir.

Agora, o Supremo precisará arbitrar uma disputa que coloca, de um lado, o governo Lula tentando ampliar arrecadação por decreto; do outro, o Congresso derrubando a medida; e ainda os partidos judicializando cada passo. A expectativa é que Moraes tome uma decisão cautelar nos próximos dias, podendo interferir diretamente nas relações entre os Poderes e no próprio caixa da União.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados