Consignado CLT: Trabalhador com carteira assinada já pode fazer portabilidade entre bancos

Começou a valer nesta sexta-feira (6) a autorização para que trabalhadores com carteira assinada façam a portabilidade de empréstimos consignados entre instituições financeiras. A medida, anunciada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, permite que contratos antigos com juros mais altos sejam transferidos para bancos com condições mais vantajosas.

Diferente da portabilidade já em vigor desde maio — que permite migrar outras dívidas, como CDC e cheque especial, para o consignado — a nova regra vale especificamente para a troca de consignado por consignado. A mudança pode beneficiar especialmente os trabalhadores que contrataram crédito antes da criação da modalidade com garantia do FGTS, que, em tese, oferece taxas mais competitivas.

Para efetivar a portabilidade, o trabalhador deverá procurar diretamente a nova instituição financeira e apresentar o interesse na migração do contrato. O banco original poderá tentar manter o cliente cobrindo a proposta, oferecendo taxas ainda menores. A ferramenta de portabilidade via aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, prevista para entrar em operação nesta sexta, ainda não está pronta.

Segundo o Ministério do Trabalho, há cerca de 3,8 milhões de contratos ativos no consignado antigo, somando R$ 40 bilhões. Especialistas recomendam que os trabalhadores pesquisem e comparem bem as condições antes de fechar qualquer acordo, já que as taxas variam de acordo com o perfil de crédito e histórico do trabalhador.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados