Entenda como funciona o conclave, o ritual que define o novo Papa

Com a morte do Papa Francisco, a Igreja Católica se prepara para realizar um dos mais antigos e simbólicos ritos do Vaticano: o conclave, processo que escolherá o novo pontífice. Realizado a portas fechadas na Capela Sistina, o conclave é marcado por regras rígidas, total isolamento dos cardeais votantes e a célebre fumaça branca que anuncia ao mundo a chegada de um novo Papa.

Durante o período conhecido como Sé Vacante, em que o trono papal está vago, a Igreja é administrada interinamente pelo Colégio de Cardeais e pelo Camerlengo. Enquanto isso, os cardeais elegíveis — atualmente, 138 com menos de 80 anos — participam de reuniões preparatórias sob a presidência do cardeal decano Giovanni Battista Re. Quando o conclave se inicia, eles fazem um juramento de sigilo e são isolados na Casa Santa Marta, sem qualquer contato com o mundo exterior.

A eleição exige ao menos dois terços dos votos válidos. Os cardeais registram suas escolhas em cédulas que são perfuradas e incineradas com substâncias que determinam a cor da fumaça: preta para impasse, branca para a escolha. Uma vez alcançado o consenso, o eleito é questionado se aceita a missão e, caso aceite, escolhe seu nome papal. O anúncio é então feito ao mundo com a tradicional frase: “Habemus Papam”.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados