Diretor palestino vencedor do Oscar é linchado por colonos e preso

Hamdan Ballal, co-diretor do documentário “Sem Chão” premiado no Oscar, foi brutalmente atacado por colonos israelenses e posteriormente detido por militares na Cisjordânia nesta segunda-feira (24). Segundo relatos do jornal “Haaretz” e de testemunhas, o incidente ocorreu próximo ao assentamento de Susya, onde um grupo de 10 a 20 colonos mascarados agrediu Ballal e outros ativistas com pedras e bastões, além de destruir veículos. Ferido na cabeça e no abdômen, Ballal foi colocado em uma ambulância, mas foi retirado por soldados israelenses durante o atendimento e permanece desaparecido.

Yuval Abraham, jornalista israelense e co-diretor do documentário, confirmou o sequestro de Ballal e denunciou a violência dos colonos, que invadiram casas e atacaram moradores locais. “Não sabemos onde Hamdan está porque ele foi levado vendado”, declarou Josh Kimelman, ativista presente no local, à Associated Press. O Exército israelense afirmou que investiga o caso, mas não forneceu informações sobre o paradeiro ou condição de Ballal.

“Sem Chão”, filme que rendeu a Ballal o Oscar de melhor documentário em 2024, retrata a vida de palestinos sob ocupação na Cisjordânia, expondo a violência sistemática de colonos e militares israelenses. O ataque ao cineasta ocorre em meio ao escalonamento da repressão israelense na região, onde ataques de colonos a palestinos aumentaram 50% desde o início da guerra em Gaza, segundo a ONU. Organizações de direitos humanos exigem a libertação imediata de Ballal e investigação independente sobre o linchamento.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados