Bolsonaro pode ser preso? Entenda o que prevê a lei

A denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Jair Bolsonaro (PL) e aliados por tentativa de golpe de Estado em 2022 levanta a questão sobre uma possível prisão do ex-presidente. Em regra, a prisão ocorre apenas após condenação definitiva, mas há situações em que investigados podem ser presos preventivamente durante o andamento do processo.

A prisão preventiva pode ser decretada caso Bolsonaro ou outros denunciados representem risco à ordem pública, à instrução criminal ou à aplicação da lei penal. Isso inclui ações como tentativa de obstrução da Justiça, intimidação de testemunhas ou possibilidade de fuga. A decisão cabe ao Supremo Tribunal Federal (STF) e depende de um pedido do Ministério Público ou da polícia.

Além da prisão, medidas cautelares menos severas podem ser impostas, como o uso de tornozeleira eletrônica, proibição de contato com outros investigados e apreensão de passaporte. Bolsonaro já foi alvo de restrições em investigações anteriores, mas, até o momento, segue em liberdade enquanto o STF analisa o caso.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados