O vice-governador do Rio Grande do Norte, Walter Alves (MDB), confirmou que não será candidato a nenhum cargo eletivo nas eleições de 2026. Em entrevista à jornalista Virgínia Coelli, da Jovem Pan News Natal, ele afirmou que assumirá o governo do estado a partir de abril do próximo ano, quando a governadora Fátima Bezerra renunciar para disputar as eleições.
Walter destacou que sua prioridade será fortalecer o MDB no estado e garantiu que seu pai, o ex-governador Garibaldi Alves Filho, também não será candidato no próximo pleito. No entanto, o partido pretende lançar candidatos a deputado estadual para ampliar sua representação na Assembleia Legislativa.
Com a confirmação de que não renunciará ao cargo após assumir o governo, Walter impede a realização de uma eleição indireta para definir o novo chefe do Executivo estadual. A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) estabelece que, em casos de dupla vacância nos últimos dois anos de mandato, é obrigatória a realização de eleições diretas ou indiretas.