Trump diz que Lula pode ligar “quando quiser”, mas mantém críticas ao Brasil

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (1º) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode conversar com ele “quando quiser”, em meio à crise diplomática gerada pela imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. A declaração foi feita em resposta à jornalista Raquel Krähenbühl, da TV Globo.

Apesar do aceno, Trump criticou ações recentes do governo brasileiro, afirmando que “as pessoas que estão comandando o Brasil fizeram a coisa errada”. Ele evitou entrar em detalhes sobre a medida, que passa a valer a partir de 6 de agosto, e concluiu: “Vamos ver o que acontece”.

A nova taxação foi oficializada por ordem executiva de Trump na quarta-feira (30), com o argumento de que o governo brasileiro estaria violando a liberdade de expressão e prejudicando empresas americanas. O episódio também envolve sanções ao ministro do STF Alexandre de Moraes, acusado pelos EUA de praticar violações de direitos humanos com base na Lei Magnitsky.

Fontes do Itamaraty classificaram a fala de Trump como um sinal de abertura, mas destacaram que uma eventual ligação entre os presidentes ainda exigiria cuidadosa preparação diplomática.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados