STF barra aumento do IOF e impõe trégua entre Lula e Congresso

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta sexta-feira (5) o aumento no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) determinado por decreto do governo federal, bem como o projeto do Congresso que revogava a medida. A decisão mantém as alíquotas anteriores à mudança e tenta frear o conflito institucional entre os Poderes.

A decisão prevê uma audiência de conciliação no dia 15 de julho, reunindo representantes do Executivo, Legislativo, Advocacia-Geral da União, Procuradoria-Geral da República e demais envolvidos. Moraes classificou o embate como “indesejável” e defendeu o diálogo para evitar que a disputa fiscal gere precedentes constitucionais delicados.

Segundo Moraes, cabe ao presidente da República alterar as alíquotas do IOF, dentro dos limites legais. No entanto, ele destacou que é legítima a dúvida levantada pelo Congresso sobre o real propósito do decreto, já que o próprio Ministério da Fazenda indicou um ganho bilionário com a medida — o que pode caracterizar desvio de finalidade.

A crise em torno do IOF se tornou um novo ponto de tensão entre o governo Lula e o Congresso Nacional. O Palácio do Planalto defende que a prerrogativa é do Executivo, enquanto parlamentares alegam que a medida teve caráter exclusivamente arrecadatório. A decisão do STF abre espaço para uma solução negociada.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados