O Banco Central (BC) anunciou novas regras para o Pix que podem afetar cerca de oito milhões de chaves vinculadas a CPFs em situação irregular na base da Receita Federal. A medida, divulgada nesta quinta-feira (6), visa aumentar a segurança do sistema de pagamentos instantâneos, mas exige que os usuários verifiquem e regularizem suas pendências para evitar a exclusão de suas chaves. Se você tem dúvidas sobre como proceder, confira o passo a passo para consultar e regularizar seu CPF.
O primeiro passo é verificar a situação cadastral do seu CPF no site da Receita Federal, na aba “Comprovante de Situação Cadastral”. Se o status estiver como “suspenso”, é possível regularizá-lo diretamente pelo site, preenchendo os dados necessários. Na maioria dos casos, a atualização é feita instantaneamente, mas, se for gerado um protocolo de atendimento, será necessário enviar documentos comprobatórios por e-mail ou agendar a entrega presencial. Entre os documentos solicitados estão certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor, comprovante de residência e uma selfie segurando um documento de identidade.
Para CPFs com status de “titular falecido” ou “cancelado”, é necessário agendar um atendimento presencial em uma unidade da Receita Federal. Em casos especiais, como pessoas com deficiência ou menores de 16 anos, familiares ou responsáveis podem realizar o procedimento, apresentando documentos que comprovem a relação e a necessidade da alteração. Residentes no exterior devem preencher um formulário online e entregá-lo em uma representação diplomática brasileira dentro de 15 dias. Com essas orientações, é possível garantir que suas chaves Pix permaneçam ativas e seguras.