Moraes aciona AGU para avançar com extradição de Carla Zambelli

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Advocacia-Geral da União (AGU) acompanhe de perto e adote as providências necessárias no processo de extradição da deputada Carla Zambelli (PL-SP), presa na Itália. A parlamentar, condenada a 10 anos de prisão pelo STF, está detida no presídio feminino de Rebibbia, em Roma.

Zambelli foi capturada pela polícia italiana nesta terça-feira (29), após ter deixado o Brasil e passado pelos Estados Unidos. A condenação está ligada ao caso de invasão hacker aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e o governo brasileiro já formalizou o pedido de extradição para que a pena seja cumprida em território nacional.

A deputada possui cidadania italiana e sua defesa informou que vai tentar impedir a extradição. Caso o retorno ao Brasil seja autorizado, Zambelli pretende solicitar à Justiça italiana o cumprimento da pena em solo europeu — o que pode prolongar o trâmite por meses ou até mais de um ano, segundo especialistas consultados por ela.

Nesta sexta-feira (1º), a deputada passará por uma audiência de custódia na Itália. O tribunal local decidirá se mantém a prisão ou se concede liberdade provisória enquanto analisa o pedido de extradição. A situação de Zambelli lembra o caso de Henrique Pizzolato, extraditado da Itália em 2015 para cumprir pena no Brasil.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados