A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 103 quilos de ouro nesta segunda-feira (4), em Boa Vista (RR), durante uma abordagem a uma caminhonete na BR-401. A carga, dividida em barras e escondida em compartimentos do veículo, está avaliada em mais de R$ 60 milhões, segundo a cotação oficial do Banco Central.
O motorista, Bruno Mendes de Jesus, de 30 anos, foi preso em flagrante. Ele é empresário no ramo da construção civil em Rondônia e estava acompanhado da esposa e do filho, um bebê de 9 meses. Segundo a PRF, a atitude suspeita e irregularidades nos documentos motivaram a busca detalhada, que resultou na descoberta do ouro.
De acordo com a PRF, esta é a maior apreensão de ouro da história da corporação no Brasil. A carga e o veículo, uma Hilux 2024 não registrada em nome do condutor, foram encaminhados à sede da Polícia Federal para investigação.
A suspeita é de que o ouro tenha saído de Rondônia e teria como destino países vizinhos, como Venezuela ou Guiana. A Casa de Governo, órgão federal que atua no combate ao garimpo ilegal, acompanha o caso.