Governo inicia devolução de valores a vítimas de fraude no INSS; veja como receber

Começa nesta quinta-feira (24) o pagamento do primeiro lote de reembolso para aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos em seus benefícios do INSS. A devolução será feita de forma escalonada, iniciando com cerca de 400 mil beneficiários que aderiram ao acordo antes dos demais.

Os valores serão depositados diretamente na conta onde o benefício é recebido, corrigidos pelo IPCA, sem necessidade de nova informação bancária. O processo é inteiramente administrativo, sem necessidade de ação judicial. Ao aceitar o acordo, o segurado abre mão de processar o INSS, mas ainda pode acionar judicialmente as entidades responsáveis pelos descontos.

A adesão pode ser feita gratuitamente pelo aplicativo Meu INSS ou em agências dos Correios. Para isso, é necessário ter contestado o desconto e não ter recebido resposta da entidade em até 15 dias úteis. O INSS também alerta que não envia links por WhatsApp, e-mail ou SMS, reforçando os cuidados com golpes.

Pessoas idosas com mais de 80 anos, indígenas e quilombolas que ainda não solicitaram a devolução serão atendidos automaticamente pelo INSS, através da chamada “contestação de ofício”. A expectativa é que esse grupo some mais de 260 mil beneficiários. Além disso, ações de busca ativa em áreas remotas devem ser intensificadas a partir de agosto.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados