Pelo menos três pessoas, incluindo duas crianças, morreram após fortes chuvas provocarem enchentes repentinas nesta terça-feira (8) na vila turística de Ruidoso, no estado do Novo México, Estados Unidos. De acordo com autoridades locais, as vítimas foram arrastadas pela correnteza do Rio Ruidoso, que atingiu níveis históricos com a força da água.
As vítimas são duas crianças, de 4 e 7 anos, e um homem. As equipes de emergência realizaram pelo menos 85 resgates, muitos envolvendo moradores presos em veículos e residências. Vídeos divulgados por moradores mostraram casas sendo levadas pelas águas, em meio a árvores arrancadas e correntezas violentas.
A catástrofe ocorre poucos dias após o estado vizinho do Texas registrar mais de 100 mortos por enchentes também causadas por chuvas intensas. No Novo México, o impacto foi agravado por áreas de solo exposto, resultado de queimadas anteriores, o que facilitou o deslizamento de detritos e a erosão.
Ruidoso é um destino turístico popular no verão e abriga uma estação de esqui na Sierra Blanca. A vila fica a cerca de 185 km ao sul de Albuquerque e enfrenta agora uma difícil tarefa de busca por sobreviventes e reconstrução, enquanto as autoridades mantêm o alerta para novos temporais na região.