Casa Branca reage a Lula e defende Trump: “Não quer ser imperador do mundo”

A Casa Branca rebateu nesta quinta-feira (17) declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre Donald Trump. Em entrevista à CNN Internacional, Lula criticou a postura do líder norte-americano e afirmou que “Trump não foi eleito para ser imperador do mundo”. A resposta veio da porta-voz Karoline Leavitt, que disse: “Ele é um presidente forte dos Estados Unidos e também o líder do mundo livre. Mas certamente não está tentando ser imperador do mundo”.

Além da declaração política, Leavitt abordou temas sensíveis da relação bilateral. Comentou a carta enviada por Trump ao Brasil, que formalizou a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, e mencionou uma investigação comercial em curso contra o país. Segundo ela, o Brasil adota regulações digitais e práticas ambientais que prejudicam empresas americanas e colocam o setor produtivo dos EUA em desvantagem.

Lula, por sua vez, criticou a nova política tarifária dos EUA e disse que não aceitará imposições. O presidente destacou que o Brasil busca liberdade para negociar com todos os países e que ainda não vê uma crise nas relações com Washington, apesar da tensão crescente. “Aceitamos negociação, não imposição”, afirmou.

O presidente brasileiro também comentou que, ao ser informado sobre a carta de Trump com as novas tarifas, achou que fosse uma fake news. Ele afirmou que o governo brasileiro responderá “no momento certo” e prometeu abordar o assunto em pronunciamento à nação nesta noite.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados