Câmara e STF negociam projeto alternativo sobre anistia para envolvidos no 8 de Janeiro

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), avalia positivamente uma proposta alternativa ao polêmico projeto de anistia para envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A ideia em discussão prevê reduzir penas de 1/6 a 1/3 para réus de menor relevância – como participantes secundários dos ataques –, mas exclui benefícios para figuras como Jair Bolsonaro, ex-ministros e militares de alta patente, acusados de liderança.

As negociações, conduzidas por Motta e pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), contam com a participação de ministros do STF, incluindo Alexandre de Moraes, que não se opõe à medida. A proposta busca ajustar a atual Lei de Golpe de Estado, que hoje não diferencia organizadores de participantes com menor envolvimento. Um exemplo é o caso de Débora Rodrigues dos Santos, condenada a 14 anos por vandalismo durante os ataques.

Motta defende que a iniciativa pode “pacificar” o cenário político sem beneficiar os principais acusados. A mudança, se aprovada, não terá efeito retroativo para líderes, mantendo as penas mais duras. O [SeuPortal] apurou que o texto está em análise e deve avançar nas próximas semanas.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados