O Ministério da Agricultura confirmou nesta sexta-feira (16) o primeiro foco de gripe aviária em uma granja comercial do Brasil. O caso foi registrado no município de Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), e representa a primeira ocorrência do vírus em produção comercial — até então, as infecções eram restritas a aves silvestres.
Com a confirmação, a área afetada foi isolada e todas as aves do local foram eliminadas. A Secretaria de Agricultura do estado informou que medidas emergenciais foram adotadas, como o monitoramento de um raio de 10 quilômetros em torno da granja. Também houve registro de mortalidade de aves no Zoológico de Sapucaia do Sul, que foi fechado ao público.
Apesar da gravidade, o Ministério reforça que o vírus da influenza aviária não é transmitido pelo consumo de carne de aves ou ovos. A China, no entanto, já anunciou a suspensão temporária das importações de carne de frango brasileira por 60 dias, enquanto autoridades sanitárias seguem com ações de contenção e investigação.