Banco Central eleva Selic para 15% ao ano e sinaliza possível pausa no ciclo de alta

O Banco Central decidiu, nesta quarta-feira (19), elevar a taxa básica de juros (Selic) em 0,25 ponto percentual, passando de 14,75% para 15% ao ano. É o maior nível desde julho de 2006 e marca a sétima alta consecutiva desde o início do atual ciclo de aperto monetário, em setembro de 2024.

A decisão foi unânime entre os membros do Comitê de Política Monetária (Copom) e representa uma desaceleração no ritmo de alta, já que na reunião anterior o aumento havia sido de 0,50 ponto percentual. A justificativa para o aperto é a inflação persistente, que ainda segue acima da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional.

Em comunicado, o Copom afirmou que a decisão está “alinhada à estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante”. Apesar da elevação, o comitê indicou que pode interromper o ciclo de alta na próxima reunião, prevista para o final de julho, a fim de avaliar os efeitos acumulados da política adotada até aqui.

A elevação acontece sob a presidência de Gabriel Galípolo no Banco Central, indicado por Lula e crítico dos juros elevados. Apesar da sinalização de uma possível pausa, o BC não descartou novos ajustes, deixando em aberto a continuidade do ciclo conforme o comportamento da inflação e do cenário econômico.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados