Banco Central eleva Selic para 14,75% ao ano, maior taxa em quase duas décadas

Em decisão unânime, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumentou a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, elevando a Selic de 14,25% para 14,75% ao ano – o maior patamar desde julho de 2006. A medida reflete as preocupações do BC com o cenário econômico turbulento e a persistência de pressões inflacionárias.

O comitê citou como fatores decisivos a incerteza na economia global, especialmente devido às políticas comerciais dos Estados Unidos, e os desafios da política fiscal doméstica. “O ambiente externo mostra-se adverso e particularmente incerto”, destacou o Copom em comunicado, referindo-se aos impactos da guerra comercial iniciada pelo governo Trump e seus efeitos heterogêneos sobre a inflação em diferentes países.

Para a próxima reunião, o BC sinalizou cautela, indicando que manterá postura vigilante diante do “estágio avançado do ciclo de ajuste”. A decisão ocorre em um contexto de desaceleração econômica global e desafios internos, com o Banco Central buscando equilibrar o controle da inflação e os impactos do aperto monetário sobre a atividade econômica. Esta é a quinta alta consecutiva da Selic no atual ciclo de ajuste, que já acumula aumento de 3,75 pontos percentuais desde o início de 2025.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados