Governo inicia demissões de aliados que votaram contra medidas e segue reorganizando base

O governo federal começou a remover indicados de cargos federais ligados a deputados que votaram contra a administração na derrubada da medida provisória (MP) 1303. Segundo auxiliares do Palácio do Planalto, a medida visa reorganizar a base aliada, transferindo cargos de quem se posiciona de forma contrária ao governo para parlamentares fiéis.

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, recebeu aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para coordenar a reorganização. Segundo a pasta, não há espaço para manter no governo deputados que votam sistematicamente contra o Planalto, e a ação não deve ser considerada retaliação, mas sim um ajuste da base.

Entre os já afetados estão aliados de partidos como PP, PSD, PL, MDB e Podemos. Cargos na Caixa Econômica Federal, no Ministério da Agricultura e no Iphan foram realocados, incluindo superintendências e vice-presidências que estavam nas mãos de parlamentares contrários ao governo. Auxiliares garantem que as demissões não prejudicam a governabilidade, já que os políticos removidos de cargos não integravam a base de apoio às medidas do Planalto.

O teste da reorganização ocorrerá nesta quinta-feira, com a votação do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias no Congresso Nacional. O governo calcula ter uma base segura de 190 votos, mas precisará buscar apoio de outros deputados, usando a redistribuição de cargos como instrumento para garantir a aprovação de medidas provisórias e projetos de lei.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados