STF concede habeas corpus a presidente do Sindnapi antes de depoimento na CPMI do INSS

O Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu um habeas corpus ao presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), Milton Cavalo, que será ouvido pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS. A decisão, assinada pelo ministro Flávio Dino, garante ao depoente o direito de permanecer em silêncio durante a oitiva, prevista para esta quinta-feira (9).

A medida gerou reação no comando da CPMI. O presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou que a decisão representa um movimento de “blindagem” de pessoas próximas ao governo e criticou a limitação das investigações sobre possíveis fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social.

O Sindnapi é alvo da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal, que apura irregularidades em descontos indevidos em benefícios de aposentados. Na nova fase da investigação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na sede do sindicato, em São Paulo. Relatórios do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) indicam movimentações de R$ 6,5 milhões em espécie e um total de R$ 1,2 bilhão nas contas da entidade entre 2019 e 2025.

A CPMI investiga um esquema que teria causado prejuízos bilionários a aposentados e ao INSS. O caso levou à demissão do então presidente do instituto, Alessandro Stefanutto, e do ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi. O colegiado deve votar ainda 78 requerimentos antes de retomar os depoimentos, incluindo pedidos de quebra de sigilo bancário e fiscal de pessoas ligadas à investigação.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados