Primeira Turma do STF condena Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) fixou, nesta quinta-feira (11), a pena de 27 anos e três meses de prisão para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no julgamento da trama golpista. Do total, 24 anos e 9 meses são de reclusão e 2 anos e 9 meses de detenção.

Bolsonaro foi condenado por cinco crimes: organização criminosa (7 anos e 7 meses), abolição violenta do Estado Democrático de Direito (6 anos e 6 meses), golpe de Estado (8 anos e 2 meses), dano qualificado (2 anos e 6 meses) e deterioração de patrimônio tombado (2 anos e 6 meses). Além da pena privativa de liberdade, a Turma fixou 124 dias-multa, no valor de dois salários mínimos cada.

A proposta de pena foi apresentada pelo relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, e acompanhada por Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. O ministro Luiz Fux, que havia votado pela absolvição de Bolsonaro, não participou da definição da pena.

De acordo com a denúncia da Procuradoria-Geral da República, Bolsonaro liderou um núcleo formado por ex-ministros e militares que, entre 2021 e 2023, articulou um plano para impedir a posse e o exercício do mandato do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Para a maioria dos ministros, as provas reunidas — incluindo lives, documentos, reuniões e atos violentos — demonstraram a tentativa concreta de ruptura da ordem democrática. A decisão marca a primeira condenação criminal de um ex-presidente da República por tentativa de golpe de Estado.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados