O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta terça-feira (6) que não há qualquer tipo de desconforto ou isolamento do ministro Alexandre de Moraes dentro da Corte. A declaração ocorre após a decisão de Moraes de impor prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro, medida que tem provocado reações públicas e nos bastidores políticos.
“Não há nenhum desconforto. O ministro Alexandre tem toda a nossa confiança e o nosso apoio”, disse Gilmar ao chegar ao Fórum Saúde, em Brasília, evento que reuniu autoridades como o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Questionado sobre possíveis interferências dos Estados Unidos no Brasil, Gilmar criticou o uso de sanções comerciais para pressionar mudanças institucionais. “Isso é claramente repudiado e não aceito por nações maduras, como é o caso do Brasil”, afirmou. Ele comparou: “Seria impensável exigir mudanças da Suprema Corte americana por questões comerciais. O mesmo vale para nós.”
Gilmar também reforçou que a decisão de Moraes sobre Bolsonaro segue os trâmites do STF, por se tratar de medida cautelar já referendada pela Primeira Turma. Portanto, não houve necessidade de consulta ao plenário.