Câmara aprova projetos que ampliam acessibilidade no transporte público e no turismo

A Câmara Municipal de Natal aprovou, em sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (6), projetos de lei voltados à promoção da acessibilidade para pessoas com deficiência. As matérias foram aprovadas em segunda discussão e seguem agora para sanção do Executivo.

Entre os destaques, está o Projeto de Lei nº 78/2023, de autoria do vereador Kleber Fernandes (Republicanos), que determina a capacitação de funcionários das empresas de transporte público da capital para garantir atendimento adequado a passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida. “Trata da importância de acolher da forma mais digna esses passageiros com deficiência, dando mais atenção e cuidado. Portanto, há a necessidade de capacitação e treinamento”, justificou o parlamentar.

Outro projeto aprovado, o PL nº 46/2024, de autoria do ex-vereador Dickson Júnior e subscrito pelo vereador Daniel Santiago (PP), institui o Programa Municipal de Acessibilidade, Inclusão e Fomento ao Turismo para Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida. “Natal é uma cidade turística e não podemos esquecer das pessoas com deficiência. Esse projeto vai fomentar desde a estrutura, com campanhas de conscientização, até a capacitação de funcionários do setor”, destacou Daniel.

Além das propostas voltadas à inclusão, os vereadores aprovaram outros projetos relevantes. Entre eles, o PL nº 318/2023, do ex-vereador Milklei Leite, com subscrição da vereadora Samanda (PT), que trata da instalação de sinalização em vias com histórico de acidentes envolvendo ciclistas.

Também foi aprovado o PL nº 243/2024, da vereadora Brisa Bracchi (PT), que cria o Registro do Patrimônio Vivo do Município, como forma de preservar e valorizar a cultura local. Já o PL nº 591/2024, do vereador Preto Aquino (Podemos), obriga a disponibilização de banheiros públicos em arenas esportivas e ginásios municipais.

Outras matérias aprovadas incluem a criação do “Dia do Técnico e do Auxiliar em Saúde Bucal”, proposto por Aldo Clemente (PSDB), e do “Dia do Diácono Evangélico”, da vereadora Camila Araújo (União).

Os parlamentares também reconheceram como de utilidade pública o Centro Desportivo do Conjunto Soledade II, por meio de proposta do vereador Chagas Catarino (União) e a concessão de títulos de cidadania natalense à Sra. Sulene Cunha, proposto pelo vereador Érico Jácome (PP), e ao Sr. Aldo Fernandes de Souza Neto, por iniciativa do vereador Daniell Rendall (Republicanos).

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados