Após 16 meses de alta, preço do café começa a cair para o consumidor

Depois de mais de um ano de aumentos consecutivos, o preço do café em pó teve a primeira queda registrada ao consumidor. Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o produto ficou 0,18% mais barato no período de 16 de junho a 15 de julho, em comparação com os 30 dias anteriores.

Apesar da leve retração, o café ainda acumula alta expressiva: está 86,5% mais caro do que há um ano. A redução recente é reflexo do avanço da colheita da safra brasileira, que teve início em março e atinge seu pico entre junho e julho, pressionando os preços para baixo no mercado interno.

A expectativa é que os valores continuem em queda nos próximos meses, impulsionados pela maior oferta. No entanto, há incerteza sobre os impactos da sobretaxa de 50% imposta pelo presidente dos EUA, Donald Trump, sobre produtos brasileiros — incluindo o café. Os Estados Unidos são o maior comprador do café do Brasil, com 16% de participação nas exportações.

Ainda assim, o setor vê espaço para redirecionar parte da produção para outros mercados. De acordo com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), países como China, Índia, Indonésia e Austrália — grandes consumidores do grão — já compram café brasileiro e podem absorver uma fatia maior da safra, caso necessário.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados