No primeiro semestre de 2025, Neymar registrou mais marcas do que entrou em campo. Segundo levantamento da Avance Propriedade Intelectual, o camisa 10 do Santos solicitou 17 registros ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), enquanto atuou em 12 partidas oficiais, todas pelo clube da Vila Belmiro.
Os pedidos foram feitos por meio da empresa N.R. Sports, responsável pelo gerenciamento da imagem do atleta. As marcas vão desde variações do nome “Neymar JR” até logotipos com sua silhueta e frases como “O PAI TÁ ON”. Os registros envolvem produtos e serviços diversos, incluindo vestuário, joias, artigos esportivos e até material de papelaria.
Atualmente, Neymar já acumula cerca de 80 solicitações de marca no INPI. Entre as já concedidas, destacam-se “NJR”, “Caos Perfeito” e “Instituto Projeto Neymar JR”. Dois pedidos, no entanto, foram indeferidos, incluindo um relacionado à frase “O PAI TÁ ON” para a categoria de roupas.
Para Leonardo Almeida, sócio da Avance, a estratégia evidencia uma mentalidade empresarial por parte do jogador. “Ele e sua equipe tratam a marca pessoal como um ativo estratégico, com potencial de proteção legal e retorno financeiro relevante”, destaca.