Preso na última quinta-feira (29), o cantor MC Poze do Rodo declarou à Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro ter ligação com a facção Comando Vermelho. A informação consta em um campo obrigatório da ficha de triagem do sistema prisional, chamado “ideologia declarada”. Com isso, o artista foi transferido para Bangu 3, onde estão presos ligados à facção.
A declaração não representa confissão de crime, mas serve para evitar conflitos dentro das unidades prisionais, que são divididas por facção. A defesa do funkeiro afirmou que a prática é comum para garantir a segurança dos internos e não significa envolvimento formal com qualquer grupo criminoso.
Poze é investigado por apologia ao crime e possível ligação com o tráfico de drogas. Nas redes sociais, a esposa do artista, Viviane Nogueira, saiu em sua defesa: “Ele é cria de uma comunidade, não tem culpa de o sistema ser dividido. Vocês, sendo cria de uma comunidade, escolheriam o quê?”, questionou. A defesa também acusa a Polícia Civil de abusos durante a operação de prisão.