A primeira votação do conclave para escolher o sucessor do Papa Francisco terminou sem decisão nesta quarta-feira, com a tradicional fumaça preta saindo da chaminé da Capela Sistina por volta das 16h (horário de Brasília). Os 133 cardeais eleitores não alcançaram os dois terços necessários (88 votos) para eleger o novo líder da Igreja Católica, mantendo a expectativa dos fiéis que acompanham o processo na Praça São Pedro.
Esta foi a única votação do dia, mas a partir de quinta-feira (7) o ritmo se intensificará, com até quatro votações diárias possíveis. Os horários previstos são:
- 5h30 (fumaça apenas em caso de eleição)
- 7h (fumaça apenas em caso de eleição)
- 12h30 (fumaça apenas em caso de eleição)
- 14h (fumaça branca para eleição ou preta para nova indefinição)
O conclave segue os séculos de tradição da Igreja, onde a primeira votação raramente resulta em eleição, servindo mais como termômetro das preferências entre os cardeais. A indefinição inicial reflete os debates sobre o futuro da Igreja, entre continuidade das reformas de Francisco e possíveis ajustes de rumo. Os fiéis ao redor do mundo agora aguardam os próximos sinais de fumaça que anunciarão o 266º pontífice da história do catolicismo.