Comissão de Justiça aprova a criação de programas para diferentes áreas

A Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Natal se reuniu nesta segunda-feira (5) para analisar uma pauta extensa com 66 projetos de lei, incluindo a criação de novos programas municipais nas áreas de educação, saúde, mobilidade, cultura e trabalho. Também foram apreciados vetos do Executivo. “Hoje apreciamos 66 projetos de lei e também vetos, com toda a atenção dos vereadores para que pudéssemos manter a pauta em dia”, destacou o presidente da comissão, vereador Aldo Clemente (PSDB).

Entre os destaques está o Projeto de Lei nº 30/2025, de autoria do vereador Daniell Rendall (Republicanos), que institui o Programa Municipal de Educação Socioemocional nas escolas da rede pública. No contexto da saúde mental, a comissão também aprovou a proposta do vereador Kleber Fernandes (Republicanos). “Trata-se da criação de um programa psicológico preventivo contra a síndrome de burnout, voltado aos servidores municipais para prevenir o esgotamento psíquico causado pelo ambiente de trabalho. Precisamos ter um olhar especial, sobre a forma de tratar e de atender esses profissionais”, afirmou o parlamentar.

Já o PL nº 87/2025, do vereador Chagas Catarino (União), cria o Programa de Expansão de Ciclovias e Zonas de Baixo Emissão de Poluentes.

Outras propostas incluem eventos religiosos no calendário oficial do município. Entre eles, a Escola Bíblica Dominical – EBD (PL nº 805/2024); a Cantata Natalina (PL nº 801/2024); e o Dia do Pregador Evangélico (PL nº 183/2025), propostos pela vereadora Camila Araújo (União). “São eventos voltados ao público evangélico. Temos a cantata que acontece todos os anos celebrando o nascimento de Jesus, assim como a Escola Bíblica, onde se aprende a levar a palavra de Deus, que é o que faz o pregador evangélico, que agora ganha um dia de reconhecimento na nossa cidade”, declarou.

A comissão ainda analisou quatro vetos. Entre eles, derrubou o que se referia à política de enfrentamento à crise climática nas escolas, também de Kleber Fernandes (Republicanos); e manteve o impedimento ao PL que criava o Programa de Incentivo ao Empreendedorismo Juvenil, proposto pelo ex-vereador Raniere Barbosa.

Entre outras matérias apreciadas, uma proposição de Aldo Clemente altera o nome da Praça Padre João Maria, no bairro Petrópolis, para Praça Nossa Senhora de Lourdes; e outra do vereador Eribaldo Medeiros (Rede) muda a nomenclatura da Guarda Municipal para Polícia Municipal.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados