Vereadores aprovam normas para unificação das ZPAs

A Câmara Municipal de Natal aprovou, em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (17), o Projeto de Lei Complementar nº 18/2024, de autoria do Executivo, que trata da unificação das prescrições urbanísticas e ambientais das Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs) da capital. O texto recebeu 42 emendas parlamentares.

Atualmente, Natal possui leis específicas que regulam as ZPAs, quatro delas recentes, de dezembro de 2022, e outras mais antigas, entre os anos 1990 e 2000. A proposta do Executivo visa compatibilizar essas legislações, padronizando os dispositivos e adequando-os ao Plano Diretor em vigor.

Para o vereador Aldo Clemente (PSDB), líder do governo na Casa, a aprovação marca o encerramento de um processo legislativo importante. “Votamos hoje, em segunda discussão, o projeto que regulamenta a zona de proteção ambiental, com todas as emendas, várias encartadas, consensualizadas e algumas rejeitadas. Então, Natal ganha uma nova legislação agora na parte ambiental das ZPAs”, declarou.

Durante a sessão, 28 emendas foram rejeitadas: seis de autoria do vereador Daniel Valença (PT), uma de Eribaldo Medeiros (Rede) e 21 da vereadora Brisa Bracchi (PT). Outras quatro emendas consensuais de Brisa foram aprovadas, somando 16 alterações que a parlamentar incluiu ao texto final.

“Apesar de nossa opinião ser contrária a todo o projeto, a gente fica feliz de ter conseguido aprovar 16 emendas no sentido do que a gente defende: da proteção, da segurança jurídica, de garantir que os limites das subzonas dentro de uma zona de proteção ambiental sejam respeitados”, afirmou Brisa Bracchi durante a discussão.

Além do projeto sobre as ZPAs, os parlamentares também aprovaram, em primeira discussão, o Projeto de Lei nº 278/2025, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias (LDO) para a elaboração do Orçamento Geral do Município de Natal para o exercício de 2026. Também foi aprovada a 4ª revisão do Plano Plurianual (PPA 2022-2025), por meio do Projeto de Lei nº 376/2025. Ambos os projetos são de autoria do Executivo municipal. Essas duas matérias devem retornar a plenário entre os dias 25 e 26 de junho.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados