A empresa Mota-Engil Latam Portugal venceu nesta sexta-feira (4) o leilão do primeiro túnel submerso do Brasil, que vai ligar as cidades de Santos e Guarujá, no litoral paulista. O investimento está estimado em R$ 6,8 bilhões, com contrato de concessão de 30 anos.
A disputa ocorreu na sede da B3, em São Paulo, e contou também com a participação da espanhola Acciona Concesiones. A Mota-Engil apresentou o maior desconto na contraprestação a ser paga mensalmente pelo poder público, garantindo a vitória.
O projeto, que será executado em parceria entre os governos federal e estadual, deve se tornar a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O túnel terá 1,5 km de extensão, dos quais 870 metros submersos, e permitirá a passagem de veículos, transporte público, caminhões, bicicletas e pedestres.
Segundo o edital, a obra deve ser concluída até 2030, com previsão de abertura ao público em 2031, após a finalização dos acessos. Hoje, cerca de 78 mil pessoas realizam a travessia entre Santos e Guarujá diariamente em balsas e pequenas embarcações.