O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (28) que pretende suspender de forma definitiva a entrada de imigrantes vindos de países que ele considera “de terceiro mundo”. A declaração foi feita em redes sociais, sem que o republicano especificasse quais nações seriam afetadas pela medida.
Trump também antecipou que pretende retirar benefícios e subsídios concedidos a estrangeiros que não tenham cidadania americana. Segundo ele, imigrantes que representem “risco à segurança”, “encargo público” ou que sejam “incompatíveis com a Civilização Ocidental” poderão ser desnaturalizados e deportados.
As falas vieram após o feriado do Dia de Ação de Graças, ocasião em que o presidente voltou a culpar imigrantes por problemas sociais. Trump acusou o governo Joe Biden de ter permitido a entrada irregular de milhões de pessoas e afirmou que, se necessário, irá rever e anular aprovações de imigração feitas nos últimos anos.
Na quinta-feira (27), o republicano já havia determinado a revisão de Green Cards concedidos a cidadãos de 19 países, incluindo Afeganistão, Haiti, Cuba, Mianmar, Somália e Venezuela. A ordem foi anunciada após uma guarda nacional morrer em decorrência de um ataque próximo à Casa Branca, atribuído a um imigrante afegão com permanência irregular nos EUA.






