Trump diz que Ucrânia ficará “com muito território”, mas descarta garantias iguais às da Otan

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (19) que a Ucrânia permanecerá “com muito território” após um eventual acordo de paz, mas não detalhou quais regiões atualmente ocupadas pela Rússia poderiam ser devolvidas. A declaração foi dada em entrevista à Fox News, um dia após encontro com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e líderes europeus na Casa Branca.

Trump disse ainda que não tem certeza de que o presidente russo, Vladimir Putin, aceitará encerrar o conflito, iniciado em fevereiro de 2022. “O Putin está cansado dessa guerra. Mas vamos descobrir mais sobre o presidente Putin nas próximas semanas… É possível que ele não queira fechar um acordo”, afirmou. Segundo o republicano, Moscou enfrentaria uma “situação difícil” caso não chegue a um entendimento.

Sobre as garantias de segurança para evitar novas agressões russas à Ucrânia, Trump disse que haverá “algum tipo de proteção”, mas não nos moldes do Artigo 5 da Otan, que prevê resposta militar coletiva em caso de ataque a um aliado. “Não será como na Otan”, declarou.

Na reunião em Washington, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, defendeu que as garantias sejam equivalentes às previstas pela aliança militar. Zelensky, por sua vez, reiterou que não aceita abrir mão de territórios ucranianos em qualquer negociação com Moscou.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados