O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez duras críticas a Vladimir Putin após os ataques russos massivos contra cidades ucranianas neste fim de semana. Segundo Trump, o líder do Kremlin “ficou completamente louco” e insistir em conquistar toda a Ucrânia será “a ruína da Rússia”. A declaração foi feita em sua rede social, Truth Social, neste domingo (25).
A manifestação de Trump veio após a Ucrânia relatar o maior bombardeio aéreo desde o início da guerra, com mais de 360 dispositivos lançados — entre mísseis e drones — atingindo 22 localidades. Pelo menos 12 pessoas morreram. Apesar de manter relações amistosas com Putin no passado, Trump afirmou não reconhecer mais o comportamento do presidente russo, que estaria “matando desnecessariamente muitas pessoas”.
Além das críticas a Moscou, Trump também fez ataques ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, dizendo que “tudo o que ele fala causa problemas”. O republicano defendeu a adoção de novas sanções contra a Rússia e classificou os recentes episódios como um retrocesso para qualquer perspectiva de paz entre os dois países.