O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um alerta direto à Rússia nesta terça-feira (25), após o ex-presidente russo Dmitry Medvedev supostamente sugerir a possibilidade de fornecer ogivas nucleares ao Irã. A declaração foi publicada na rede Truth Social, plataforma utilizada por Trump para se comunicar com seus apoiadores.
“Ouvi direito o ex-presidente Medvedev, da Rússia, falando casualmente sobre a ‘palavra com N’ (nuclear!) e dizendo que ele e outros países forneceriam ogivas nucleares ao Irã? Ele realmente disse isso ou é apenas coisa da minha cabeça? Se ele disse mesmo, por favor, me avisem imediatamente”, escreveu o republicano.
Na sequência da publicação, Trump advertiu que os Estados Unidos possuem “o equipamento mais forte e avançado do mundo”, referindo-se ao arsenal nuclear, especialmente os submarinos estratégicos. “São 20 anos à frente de qualquer outro país”, afirmou, em tom de ameaça indireta.
A declaração ocorre em meio à escalada de tensão entre Irã, Israel e potências ocidentais, especialmente após os recentes ataques a instalações nucleares iranianas e a retaliação de Teerã com mísseis contra bases americanas no Oriente Médio. Até o momento, o Kremlin não se pronunciou oficialmente sobre a menção de Trump.