O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (29) que não tem autorização legal para concorrer a um terceiro mandato presidencial. A declaração foi feita durante uma conversa com jornalistas antes de embarcar no avião presidencial Air Force One, a caminho da Coreia do Sul.
Trump comentou que leu sobre a impossibilidade de se candidatar novamente e lamentou a limitação imposta pela Constituição norte-americana. “Pelo que li, não estou autorizado a concorrer. É uma pena”, disse, destacando que seus índices de aprovação estão entre os mais altos dos últimos anos.
A Constituição dos Estados Unidos determina que o presidente só pode exercer dois mandatos, independentemente de interrupções ou reeleições consecutivas. Apesar disso, Trump tem demonstrado interesse em continuar influente na política norte-americana e apoiar candidatos alinhados ao seu governo.
O comentário do republicano ocorreu após o presidente da Câmara dos Representantes, Mike Johnson, afirmar que discutiu o assunto com Trump e confirmou não haver base legal para uma nova candidatura. Mesmo assim, o mandatário declarou que existem “muitas pessoas excelentes” capazes de disputar a presidência em seu lugar.






