Dezoito trabalhadores que ficaram presos em uma mina de ouro no município de Remedios, no departamento de Antioquia, na Colômbia, foram resgatados com vida após 12 horas de operação. O incidente ocorreu na quarta-feira (17), e o resgate foi confirmado na manhã desta quinta-feira (18) pelo governo colombiano.
Segundo a Agência Nacional de Mineração, todos os trabalhadores resgatados estão em bom estado de saúde. O ministro de Minas e Energia, Edwin Palma, informou que foram acionados todos os protocolos de emergência logo após o acidente.
De acordo com representantes locais, uma falha mecânica provocou o colapso de uma estrutura de contenção, o que bloqueou a saída principal da mina. A prefeitura de Remedios afirmou, em comunicado ao governo, que a mina operava de forma possivelmente ilegal.
A região de Antioquia é historicamente conhecida pela atividade mineradora, mas enfrenta desafios com a presença de grupos armados. O ouro extraído ilegalmente na área pode servir como fonte de financiamento para organizações criminosas, como o Clã do Golfo, que também atua no tráfico de drogas.