O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou neste sábado (19) uma trégua temporária de 30 horas na guerra contra a Ucrânia, alegando motivos humanitários durante o período da Páscoa Ortodoxa. O cessar-fogo começaria às 12h (horário de Brasília) e se estenderia até 18h de domingo (20).
Em comunicado, Putin ordenou a pausa das operações militares, mas alertou que as tropas russas devem “reprimir provocações” caso a Ucrânia não cumpra o acordo. Horas antes do anúncio, no entanto, o presidente Volodymyr Zelensky relatou que drones russos foram detectados atacando o território ucraniano 45 minutos antes do início da trégua. “Isso revela a verdadeira atitude de Putin em relação à Páscoa e à vida humana”, criticou Zelensky no X (Twitter).
O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que respeitará o cessar-fogo, desde que a Ucrânia faça o mesmo. A medida ocorre em meio a acusações mútuas de violações anteriores a acordos de paz, incluindo mais de 100 ataques a infraestruturas energéticas, segundo Moscou.