O cardeal Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, afirmou que o próximo papa não será uma réplica do pontificado de Francisco, mas sim uma liderança com características próprias, mantendo ao mesmo tempo o compromisso com a essência da Igreja e os processos iniciados nas últimas décadas. “Deus não gosta de fotocópias — gosta de originais. Cada papa tem seu jeito próprio, sua cultura, seu caráter”, destacou Scherer, citando o jovem Carlo Acutis, que será canonizado em breve.
Segundo o cardeal, o novo pontificado terá elementos de continuidade e renovação. “Haverá descontinuidade porque será outro papa, mas continuidade no cuidado com a Igreja e sua missão”, explicou. Ele ressaltou que o próximo líder da Igreja Católica deverá avançar em temas como o Concílio Vaticano II e a sinodalidade, que promove maior participação dos fiéis e descentralização das decisões eclesiásticas.
Dom Odilo Scherer é um dos dois cardeais brasileiros com direito a voto no Conclave, que começa na próxima quarta-feira (7) no Vaticano. Ele enfatizou que, assim como Francisco, o novo papa precisará “abrir caminhos e iniciar processos”, mantendo o diálogo e a renovação da Igreja em sintonia com os desafios do mundo contemporâneo.