Propostas para pessoas autistas e proteção animal são aprovadas na Comissão de Saúde

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara Municipal de Natal deu continuidade aos trabalhos, nesta segunda-feira (10), com mais uma reunião para apreciar projetos de lei e discutir assuntos de interesse público. Na agenda, três matérias de autoria do vereador Robson Carvalho (União Brasil). Destaque para o PL 4/2025 que institui o Programa de Atenção ao Diagnóstico de Autismo e Intervenção Precoce no âmbito do Município, visando a implantação dos melhores protocolos disponíveis, adotados junto às Unidades Básicas de Saúde – Atenção Primária – para assegurar as melhores chances de rastreio de atrasos do desenvolvimento.

De acordo com o texto, o Programa vai disponibilizar informações e ferramentas para que pais, família extensa e cuidadores das crianças possam acompanhar os marcos do desenvolvimento esperados para cada idade, baseados nas melhores práticas clínicas e científicas disponíveis sobre o assunto, promover o diagnóstico das crianças, por meio da disponibilização de profissionais capacitados, entre outras ações.

“Trata-se de um projeto muito importante porque permite que já nos primeiros anos de vida da criança, a primeira infância, possa acontecer a identificação do TEA e imediatamente a intervenção médica e multidisciplinar, para que a criança consiga desenvolver mais rápido as suas habilidades e a família tenha tranquilidade para lidar com as questões que envolvem o autismo. Então, claro que contou com o parecer favorável do nosso colegiado”, afirmou a presidente da Comissão de Saúde, vereadora Camila Araújo (União Brasil).

As outras duas proposições versam sobre a pauta da Proteção Animal: PL 2/2025 que dispõe sobre a criação do Programa Farmácia Veterinária Municipal na capital potiguar e o PL 20/2025 sobre a responsabilização do infrantor por maus-tratos a animais. “São iniciativas que chegam para trazer melhorias. A cidade que já tem o Hospital Municipal Veterinário, agora terá a Farmácia Veterinária Municipal para ajudar os tutores de baixa renda, além de uma lei para coibir a violência contra os animais. Acredito que estes projetos constituem vitórias para todas as pessoas empenhadas na proteção aos animais em nossa capital”, concluiu o vereador Cleiton da Policlínica (PSDB).

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados