Projeto que reduz penas por atos golpistas aguarda decisão de Lula e pode voltar ao Congresso

O projeto de lei que prevê a redução das penas aplicadas a condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro está em análise no Palácio do Planalto. O prazo para sanção ou veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva termina na próxima segunda-feira, dia 12.

A proposta, aprovada pelo Congresso no fim do ano passado, pode beneficiar pessoas condenadas pela invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, além de réus apontados como integrantes do núcleo central da articulação que tentou reverter o resultado das eleições de 2022, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O presidente já sinalizou a intenção de vetar o texto. Caso isso ocorra, a matéria retorna ao Congresso Nacional, que poderá manter ou derrubar o veto presidencial. Para que o veto seja rejeitado, será necessário o apoio da maioria absoluta de deputados e senadores.

Paralelamente, o projeto já é questionado no Supremo Tribunal Federal por parlamentares, que alegam falhas no processo de tramitação. Se a proposta se tornar lei, o tribunal ainda poderá analisar sua constitucionalidade e decidir sobre a validade da norma.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados