Presidente do Peru decreta estado de emergência em Lima após aumento da criminalidade

O presidente interino do Peru, José Jerí, anunciou um estado de emergência de 30 dias em Lima para conter a crescente violência e os índices de criminalidade na capital. A medida, que entrou em vigor nesta terça-feira (21), permite o reforço das ações policiais e militares e restringe temporariamente alguns direitos civis.

A decisão foi tomada após uma série de protestos organizados por jovens da chamada geração Z, que reivindicam mais segurança e cobram mudanças políticas no país. Durante uma dessas manifestações, o rapper Trvko morreu após ser atingido por um disparo durante confronto com a polícia, o que intensificou as críticas ao governo.

Os protestos, iniciados em setembro, têm sido marcados por confrontos nas ruas e refletem a insatisfação popular com a corrupção, a crise econômica e o aumento da violência. O movimento ganhou força após a queda da ex-presidente Dina Boluarte, afastada pelo Congresso sob acusações de corrupção.

José Jerí, de 38 anos e integrante do partido Somos Peru, assumiu o comando do país prometendo combater o crime e buscar reconciliação nacional. Ele será o sétimo presidente peruano desde 2016 e deverá permanecer no cargo até as eleições de abril de 2026, quando será escolhido o novo líder do Peru.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados