Presidente do INSS é afastado após operação da PF que investiga fraudes em benefícios

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, foi afastado do cargo nesta quarta-feira (23) durante uma operação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União que investiga um esquema de desvios em benefícios previdenciários. Além de Stefanutto, outros cinco servidores foram removidos de suas funções, incluindo o procurador-geral do INSS, Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho, e um agente da PF lotado no aeroporto de Congonhas.

As investigações apontam que entidades representativas de aposentados e pensionistas descontavam valores indevidamente dos benefícios, com suposto envolvimento de servidores públicos para viabilizar as irregularidades. A operação foi considerada de alta relevância, a ponto de o diretor-geral da PF e o ministro da CGU se reunirem com o presidente Lula para informá-lo pessoalmente sobre os desdobramentos.

Stefanutto, servidor de carreira do INSS desde 2000 e filiado ao PSB, havia sido indicado para o cargo pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi. Esta é a segunda vez que um presidente do instituto é afastado por irregularidades em pouco mais de um ano – seu antecessor, Glauco Wamburg, foi exonerado em 2023 por suposto uso irregular de diárias e passagens. O governo deve anunciar em breve um substituto interino para comandar o órgão.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados