Prazo para MEIs regularizarem dívidas e retornarem ao Simples Nacional termina nesta sexta

Microempreendedores individuais que foram excluídos do Simples Nacional e desejam retornar ao regime em 2026 têm até esta sexta-feira (30) para solicitar o reenquadramento. O prazo também vale para empresas que nunca aderiram ao sistema simplificado e pretendem optar pelo modelo neste ano.

A mesma data marca o fim do período para a regularização ou renegociação de débitos que impedem a permanência no Simples Nacional. A medida alcança MEIs, microempresas e empresas de pequeno porte que possuem pendências junto à Receita Federal, à Dívida Ativa da União ou a órgãos estaduais e municipais.

A adesão ou o retorno ao Simples depende da situação cadastral do CNPJ e da inexistência de irregularidades fiscais. Caso haja pendências, o pedido pode permanecer em análise até que os débitos sejam resolvidos dentro do prazo legal. Quem perder o prazo só poderá solicitar o ingresso no regime no próximo ano.

Segundo orientações oficiais, os processos de adesão ao Simples Nacional e de renegociação de dívidas são distintos e realizados em plataformas diferentes. Empreendedores que não concluírem todas as etapas até o fim do prazo permanecem fora do regime simplificado.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados