PIX ganha novo mecanismo que permite recuperar dinheiro mesmo após transferência para outras contas

Entraram em vigor neste domingo (23) as novas regras do Banco Central (BC) que fortalecem a segurança do PIX e ampliam as chances de vítimas de fraudes recuperarem valores perdidos. Até então, o dinheiro só podia ser devolvido se ainda estivesse na conta inicial do golpista — algo raro, já que criminosos costumam transferir ou sacar rapidamente os valores.

Com o novo mecanismo, que será obrigatório para todos os bancos a partir de 2 de fevereiro, o sistema passa a rastrear o caminho completo do dinheiro, permitindo bloqueios e devoluções mesmo após ele ter migrado para outras contas. Segundo o BC, a identificação do fluxo financeiro será compartilhada entre as instituições envolvidas e poderá viabilizar devoluções em até 11 dias após a contestação.

O Banco Central afirma que a mudança deve aumentar a identificação de contas usadas em fraudes, facilitar a recuperação de valores e dificultar a reincidência de golpes, já que contas suspeitas poderão ser rastreadas e bloqueadas com mais eficiência.

Desde outubro, os aplicativos de bancos já oferecem a opção de contestação direta dentro do ambiente PIX, sem precisar falar com atendente. Segundo o BC, esse autoatendimento torna o processo mais ágil e aumenta a chance de o dinheiro ainda estar disponível para bloqueio e posterior devolução.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados