Pesquisa Quaest: maioria vê prisão de Bolsonaro como justa e provocação a Moraes em vídeo

A nova pesquisa Quaest, encomendada pela Genial Investimentos, mostra que a maioria dos brasileiros avalia como correta a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, de decretar a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro (PL). Segundo o levantamento, 55% consideram a medida justa, contra 39% que a classificam como injusta. Outros 6% não souberam responder.

O instituto aponta ainda que a percepção de justiça é maior entre eleitores de Lula no segundo turno de 2022 (84%), pessoas que se identificam como de esquerda não lulistas (93%), nordestinos (65%), católicos (62%), jovens de 16 a 34 anos (59%) e mulheres (58%). Por outro lado, a maioria dos que rejeitam a decisão é formada por bolsonaristas declarados (87%), eleitores do ex-presidente no segundo turno (83%) e evangélicos (57%).

A prisão foi determinada no último dia 4 de agosto, após Moraes entender que Bolsonaro descumpriu medidas cautelares impostas junto ao uso da tornozeleira eletrônica, como a proibição de fazer postagens ou participar de transmissões em redes sociais. O episódio que motivou a decisão ocorreu em 3 de agosto, quando o ex-presidente participou de chamadas de vídeo em atos bolsonaristas pelo país. Para 57% dos entrevistados, a atitude foi proposital, com objetivo de provocar o ministro do STF. Outros 30% acreditam que Bolsonaro não compreendeu as regras impostas.

Outro ponto de destaque é o aumento da percepção pública de que Bolsonaro participou de um plano de tentativa de golpe. Em março, 49% acreditavam no envolvimento; agora, o número subiu para 52%. Já os que descartam essa possibilidade se mantêm em 36%, enquanto a fatia dos que não souberam responder caiu de 15% para 10%. Para o diretor da Quaest, Felipe Nunes, o dado mostra que, além das bases já polarizadas, é no eleitor de centro que se define a consolidação dessa percepção.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados